Jogamos FIFA 13! Leia os detalhes! - Arte Virtual FIFA Clube

Jogamos FIFA 13! Leia os detalhes!

 

 

Como anunciamos na última semana, o Arte Virtual esteve nesta quinta-feira, 16/08, no “quartel general” da Warner Games em São Paulo.

Saiba com exclusividade todos os detalhes do FIFA 13, já que tivemos em primeira mão a oportunidade de jogá-lo por mais de duas horas!

 

Em pé: Gustavo e Denis da Fifa Mania News. Thigão, DarthGalo e Ciocheti do Arte Virtual FC.
Agachados: Michel e Gustavo Nascimento (Campeão FIWC 2012 e Jogador AVFC).

Apresentação: O evento fechado organizado pela Warner Games teve a participação de aproximadamente 20 convidados. Todos diretamente relacionados aos principais meios de comunicação de jogos no Brasil, e alguns, como nós, especificamente sobre o FIFA.

Em um mini-auditório, a Warner apresentou vídeos e imagens com as principais mudanças do FIFA 13, conversou com os jogadores, e falou sobre a conquista de termos de volta a narração em português com o Tiago Leifert e Caio Ribeiro. Após esta apresentação, fomos todos jogar e experimentar as principais novidades do FIFA 13!

 

  • Attacking Intelligence: o sistema de inteligência artificial foi aprimorado para os jogadores de ataque, que se movimentam de maneira mais aguerrida, buscam espaços e se infiltram na defesa adversária de maneira mais real. Quando surpreendidos pelo posicionamento dos zagueiros e se vêem em posição de impedimento, tentam se deslocar automaticamente para evitarem o impedimento, as vezes até mesmo dando um passo para trás da linha de impedimento, segundos antes do passe acontecer. Este sistema ficou muito legal, pois diminuiu consideralvemente o número de impedimentos nas partidas!
  • Gráficos e Estética do Jogo: Também identificamos grandes melhorias nos gráficos do FIFA 13, principalmente no gramado, na iluminação dos jogos ensolarados e também nos jogos com chuva, que ficaram mais reais e com pingos mais refinados no gramado. No banco de reservas, os técnicos se movimentam a beira do gramado, fazem gestos orientando suas equipes e agem de maneira similar aos técnicos na vida real. Pudemos ver também jogadores reservas se aquecendo atrás dos gols, bem como repórteres e torcedores acompanhando a movimentação da bola como nunca vimos antes.
 
 
 
  • Complete Dribbling: Diversos novos tipos de dribles foram inseridos no FIFA 13, permitindo-nos usar pequenos espaços para executá-los. A combinação de comandos e a forma de executá-los continua com a mesma dinâmica. Com a mobilidade e a realização destes movimentos, ficará mais fácil criar boas oportunidades de gol nas partidas.
  • First Touch Control: De todas as melhorias listadas, acreditamos que esta será a maior de todas! Ao receber o passe, o domínio de bola do jogador será realizado baseado nos atributos e características de habilidade de cada jogador em campo, e não da sua habilidade pessoal para jogar FIFA. Uma bola lançada ou passada com determinado grau de dificuldade para Cristiano Ronaldo, Messi, Ronaldinho Gaúcho ou Neymar, não terá o mesmo domínio para jogadores com menores atributos no jogo, forçando-os a errar no domínio da bola. Na defesa, em determinadas situações, a maneira mais eficaz para evitar uma chance de gol é realizar toques rápidos ou um chutão! Este sistema ficou muito bem feito e tornou o jogo ainda mais real.
  • Skill Games: No modo Arena foram criadas diversas modalidades de “skill games”. Entre elas estão alguns movimentos simples como corrida e esquiva em direção ao gol e outros mais complexos como dribles, cobranças de faltas, chutes fortes ou colocados de longa distância, chute em diagonal ou frontal mirando a trave ou os cantos. Também existem skill games de se colocar a bola nos cantos visando encobrir barreiras de metal ou alvos. Há também um sistema de pontuação que vai se acumulando para estes módulos, fazendo com que você mesmo se desafie a quebrar seus próprios recordes nas diversas modalidades existentes.
 
 
  • Tactical Free-Kicks: Não conseguimos experimentar com afinco este novo sistema, mas através de vídeos, pudemos verificar que haverão novas formas de criar mais lances de gol nas cobranças de faltas. Existirão opções onde poderemos colocar até três jogadores próximos a bola, deixando a cobrança ser realizada por qualquer um deles. Através de jogadas ensaiadas, confundir o adversário durante as cobranças de falta será mais fácil, pois a criação de jogadas falsas e passagens sobre a bola estão bem mais reais. Para se defender destes lances, os defensores poderão adiantar e movimentar a barreira em direção a bola reduzindo a distância do chute, mas há também o risco de advertência pela arbitragem.
  • Aperfeiçoamentos do Sistema de Impactos: O sistema de impactos foi totalmente aperfeiçoado e não vimos tantos esbarrões e trombadas tão fortes quanto na versão anterior. A própria inteligência artificial dos jogadores os faz se esquivarem mais dos adversários e companheiros de equipe, deixando o sistema mais leve e até mais real. Quando se esbarram, os jogadores não dão rodopios, cambalhotas mortais, ou caem como pinos de boliche pelo gramado. O jogo flui mais leve e mais real sem tantos encontrões como antes, e a percepção de grande melhoria deste sistema foi unânime entre todos os presentes.

  • Overall de Equipes e Jogadores brasileiros: Apesar do overall dos jogadores e equipes ainda não estar 100% atualizado, vimos algumas equipes brasileiras com 4 estrelas: Corinthians, Internacional São Paulo e Atlético Mineiro. Algumas outras equipes constavam com 3.5 estrelas, dentre elas Palmeiras, Grêmio e diversas outras. Vimos também Neymar com overall 86 e Lucas, recentemente transferido ao PSG, com overall 81.
  • Match Day: O novo sistema de atualização de atributos dos jogadores irá transportar a performance e o status dos jogadores do mundo real, para o jogo. O sistema funcionará apenas para algumas ligas (ainda não confirmadas) e funcionará para as plataformas PC, XBOX e PS3. Acontecimentos reais dos jogadores em seus clubes, tais como incidentes, lesões, suspensões, grandes jogos realizados, performances acima ou abaixo da média, relatórios de empenho da equipe ou até boatos lançados pela imprensa sobre determinado jogador serão refletidos nos atributos de cada jogador. Não se sabe ainda se o sistema será gratuito, ou pago.
  • Legacy Defending: O antigo sistema de marcação do FIFA ainda está presente e continua disponível nos menus para escolha dos jogadores em partidas amistosas ou não rankeadas.
  • Vendas: O FIFA 13 estará disponível em português para Playstation®3 com suporte ao Playstation Move, Xbox 360 com suporte ao Kinect, PC, Playstation Vita, Wii, Playstation 2, Nintendo DS, Playstation Portable, iPhone, iPad, iPod Touch e outras plataformas móveis a partir de 04 de Outubro. Versões adquiridas fora do Brasil não terão narração em português. Versões adquiridas via download ou Origin, ainda não há a confirmação se haverá ou não narração em português.

 

Confira algumas fotos do evento:

[nggallery id=30]

 

Conclusão: O evento foi muito bem organizado, com direito a brindes e a presença de Diretores da Warner e de sua agência de publicidade. Até um mini-torneio de FIFA 13 fora organizado entre os presentes, e o vencedor enfrentou ninguém menos que Gustavo GDF, sócio do Arte Virtual na plataforma XBOX e Campeão da FIWC 2012. Pudemos estreitar ainda mais nossa parceria com a Warner e com outras comunidades de jogadores.
 
Ficou claro para todos os convidados o quanto a Warner se esforçou para organizá-lo e demonstrar o quanto valorizam comunidades como o Arte Virtual, e as demais.
Registramos nossos agradecimentos formais a toda a equipe da Warner e Joe’s, pelo convite e pela atenção demonstrada com o Arte Virtual.