

Escrito por Augusto Gaia
O FIFA 19 já foi anunciado oficialmente pela EA SPORTS e a principal novidade desta edição, pelo menos até agora, é a inclusão da Champions League no jogo.
O contrato assinado com a EA permite que a desenvolvedora explore o logotipo e o troféu da competição, mas não inclui os direitos de imagem dos clubes. No PES, que tinha os direitos de exploração do torneio até essa edição e nos FIFAs com a temática da Champions (UEFA Champions League 2004-05 e 2006-07), tínhamos alguns clubes com escudos e uniformes genéricos.


O licenciamento provavelmente será algo que afetará pouco o FIFA, afinal a EA já tem a licença das principais ligas e clubes do mundo, mas alguns clubes do Leste Europeu que costumam participar da Champions, como o Steaua Bucareste, da Romênia e o Dínamo de Kiev, da Ucrânia deveriam ser licenciados para dar maior autenticidade à competição. Se a fase de playoffs for considerada, a discussão sobre a adição de novos clubes da região fazem ainda mais sentido.
LIGA RUSSA LICENCIADA SÓ EM PRO EVOLUTION SOCCER
Ainda em relação às licenças europeias, a Konami assinou um contrato de exclusividade com a Premier League da Rússia. Com isso, teremos equipes russas com escudos e uniformes genéricos no FIFA 19, no entanto, devido ao acordo que a EA tem com a FIFPro, os atletas que atuam na liga poderiam ser incluídos no jogo de forma autêntica.


Outro campeonato europeu que deve voltar a ser licenciado no FIFA 19 é a Serie A da Itália. Um artigo publicado na Gazzetta Dello Sport confirma um acordo da liga italiana com a EA SPORTS e que incluiria no jogo a primeira divisão italiana e a Copa da Itália licenciadas. Ainda não há informações se com essa parceria seriam adicionados placares oficiais ao FIFA, nem se com tal compromisso teríamos a inclusão de novos estádios do país. Por fim, no contrato também estaria previsto a criação de uma liga de e-sport do Campeonato Italiano.


Outra licença que deve chegar ao FIFA é a do Campeonato Chinês. Tão especulada no FIFA quanto a Champions League nos últimos anos, a primeira divisão da China vem ganhando um tratamento especial no FIFA Online 4, jogo da EA SPORTS que é bastante popular na Ásia. Nos últimos anos, a EA estava incluindo no máximo 6 clubes da China nesse game. Neste ano, ela já acrescentou todos os 16 times da liga, então é bem provável que finalmente tenhamos a Super Liga Chinesa no FIFA 19.


Com isso, a tendência é que tenhamos a entrada de novos times da Champions League, a liga chinesa, o licenciamento do logotipo e dos troféus do Campeonato Italiano, além da saída parcial da liga russa, que teria todas as equipes com escudos e uniformes genéricos.
Novidades sobre o Ultimate Team, Modo Carreira e Pro Clubs costumam ser reveladas apenas no mês de agosto, próximo e durante a Gamescom. A EA vai anunciar oficialmente a lista com todas as ligas presentes no FIFA 19 somente alguns dias antes do lançamento do jogo, que está marcado para o dia 28 de setembro e será lançado para Xbox One, Playstation 4, PC, Nintendo Switch, Xbox 360 e Playstation 3.