Pela primeira vez nos últimos 12 anos, o Arte Virtual FIFA Clube não organizará nenhum tipo de campeonato de FIFA. A decisão irreversível foi tomada devido ao descaso e ausência de apoio por parte da EA SPORTS no Brasil.
Ao longo desse longínquo período, o Arte Virtual distribuiu mais de 300 mil reais em prêmios, nenhuma outra organização fez tantas ações no Brasil para o game FIFA e contou com a participação de inúmeros jogadores que hoje são referência no competitivo de FIFA no Brasil, como Rafael Fortes, atleta do PSG eSports e Allan Castello, campeão da Copa EI Games em 2017.
E por falar em Copa EI Games, também fomos responsáveis por prestar consultoria ao Esporte Interativo, selecionando os jogadores e elaborando o formato da primeira edição do torneio da emissora. E olha só que coincidência! Encontramos uma particularidade em comum com os torneios do Arte Virtual: a EA SPORTS não ajudou financeiramente, tampouco divulgou o campeonato realizado pelo Esporte Interativo.
Ao longo desses 12 anos, ter o simbólico título de “Parceiros oficiais da EA Sports” serve apenas para ocupar 31 caracteres na biografia de nossos perfis nas redes sociais. Na prática, não faz diferença alguma. Não ganhamos o jogo de graça, não somos pagos para falar bem da empresa e nunca recebemos nenhum incentivo para a realização dos nossos torneios, no qual, mais de 25 Mil jogadores de FIFA no Brasil já participaram. Nem ao menos o envio de pacotes de jogadores no FUT para sorteio a nossos seguidores, nunca foram realizados. Somando as nossas redes sociais, temos um público de:
Facebook:
Seguidores: 241.852
Usuários envolvidos com a Página: 2.797.723 (Últimos 12 meses)
Alcance Orgânico: 19.864.826 (Últimos 12 meses)
Impressões: 37.876.364 (Últimos 12 meses)
Site:
Acessos: 1.437.485 (Últimos 12 meses)
PageViews: 1.985.332 (Últimos 12 meses)
Youtube:
Assinantes: 92.190 (crescimento de 300% nos últimos 12 meses)
Views: 13.136.014 (Últimos 12 Meses)
Likes: 296.893
Videos com mais de 3.5 Mi de acessos.
Instagram:
Seguidores: 21.400 (crescimento de 1000% nos últimos 12 meses)
Alcance: 34.957 (Últimos 7 dias)
Impressões: 108.711 (Últimos 7 dias)
Twitter:
Seguidores: 8.673 (crescimento de 100% nos últimos 12 meses)
Impressões de Tweet: 695.000 (Últimos 28 dias)
Visitas no Perfil: 33.000 (Últimos 28 dias)
Mesmo com estes números incríveis de alcance, popularidade e confiança dos jogadores de FIFA do Brasil e empresas como Razer e Appito patrocinadoras do AVFC, o Arte Virtual FC não foi aprovado no programa de Game Charger para o game FIFA pela EA Sports com a justificativa que o AVFC não possui uma “Cara”, sendo que Augusto Gaia, jornalista e youtuber do Arte Virtual FC foi convidado como jurado no Prêmio eSports Brasil. Se estes números e repercussão não mostram que o AVFC não é um “Game Charger”, o que o AVFC é então?.
Descrição – Game Charger: “Game Changers is EA’s community partnership program that fuses content creators and expert players directly into the game development process enabling early collaborative feedback for improvements. We also empower innovative storytelling by granting creators early access to gameplay capture.”
Fonte: https://www.ea.com/game-changers
Parceria injusta
Ao longo dos anos todas as ações relacionadas com o a EA Sports no Brasil foram sempre de benefícios únicos e exclusivos apenas a empresa e não uma relação correta e justa no qual a comunidade de jogadores que acessam todos os dias nossos canais de social media e notícias mereciam.
Todas as ações ao longo destes anos foram visadas apenas para exploração de nossos canais, visando maior venda de seus produtos, serviços e maior lucro sem qualquer contrapartida que fossem minimamente saudáveis para uma parceria entre os jogadores apaixonados pelo game FIFA e a produtora.
Diversas promessas em anos anteriores nunca foram cumpridas, várias reuniões realizadas para resultados sempre nulos, gerando insatisfação geral aos que sempre se esforçaram para que as ações acontecessem.
Vale ressaltar o uso das comunidades e Youtubers para alavancar as vendas do game no Brasil em troca de “migalhas” e tratamento extremamente ruim com as pessoas que realmente influenciam os jogadores a adquirir ano após ano jogos da série FIFA.
Equipe de eSports também não será mantida
Conforme anunciado anteriormente, Brenner Silva e PH Freitas não tiveram seus contratos renovados com o clube para a próxima temporada.
Em pouco mais de 6 meses no competitivo de FIFA, o Arte Virtual conseguiu uma inédita classificação para o Mundial de eClubes, terminando a competição como a 8ª melhor equipe do mundo, um resultado bastante expressivo se compararmos com os investimentos de outros clubes no cenário de eSports.
Reembolso de Assinaturas (Campeonatos Online)
Todos os sócios do AVFC terão suas assinaturas canceladas a partir de 12/09/2018.
Assinaturas Mensais: Serão canceladas as renovações automáticas de assinatura a partir da data acima informada.
Assinaturas Anuais: Haverá reembolso dos valores restantes dos meses de assinatura de cada associado do Arte Virtual FC, em breve divulgaremos os procedimentos para requisição dos reembolsos.
Site, Social Media e Youtube
Reiteramos que o site do Arte Virtual, bem como suas redes sociais e canal de YouTube, continuarão ativas até o momento e que todas as ações acima citadas não estão relacionadas a qualquer problema de gestão ou financeiro, mas sim o total descaso da EA Sports com as comunidades.
O Arte Virtual nasceu pela vontade de vários jogadores em se reunirem, se divertirem e terem momentos de lazer com os amigos, fazendo que mais e mais apaixonados pelo game FIFA se juntassem, para que fosse possível o melhor game de futebol no qual todos os jogadores são apaixonados. A partir do momento que o sentimento de felicidade é trocado por descrença com a produtora, descaso, falta de sensibilidade. Não faz mais sentido continuar, uma vez que algo que era prazeroso se torna algo cansativo e sem qualquer perspectiva de melhora.